Triplo homicídio de mulheres: autoridades discutem reforço da segurança em Ilhéus
21/08/2025
(Foto: Reprodução) Reunião na Secretaria de Segurança Pública em Salvador discute violência em Ilhéus
Autoridades discutiram o reforço da segurança na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, em uma reunião realizada nesta quinta-feira (21). O encontro aconteceu no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) em Salvador.
O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Fátima Nunes, e vereadores da cidade de Ilhéus participaram da reunião. Na ocasião, Marcelo Werner destacou que "o estado não irá descansar até elucidar os assassinatos" de Alexsandra Oliveira Suzart, Maria Helena do Nascimento Bastos, Mariana Bastos da Silva, encontradas mortas no fim de semana.
Ainda nesta quinta, aconteceu a Operação Força Total, que realizou outro reforço de policiamento nas praias do sul de Ilhéus. Um esquadrão da Polícia Militar (PM) realizou rondas na região onde ocorreu o triplo homicídio.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
O delegado-geral da Polícia Civil (PC), André Viana, afirmou que as equipes de investigação ainda consideram diversas linhas para analisar o caso. "Estamos com diversas equipes descartando todas as hipóteses e focando os canhões mais evidentes para a gente. Temos mais de 200 homens no efetivo específico, mas somando com o da Polícia Militar (PM), efetivo humano não vai faltar para procurar uma elucidação", disse o titular, em entrevista à TV Bahia.
Triplo homicídio de mulheres: autoridades discutem reforço da segurança em Ilhéus
SSP-BA
Dois dias após o caso que chocou a população ilheense, a subseção estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), enviou um ofício cobrando providências imediatas contra a violência na cidade, considerada a oitava mais perigosa da Bahia pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O g1 pediu posicionamento para a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Alexsandra, Mariana e Maria Helena foram achadas mortas após saírem para passear com cachorro na Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Segundo o órgão, além das três mulheres, outras seis pessoas foram mortas brutalmente em Ilhéus no último fim de semana. Os nomes das demais vítimas não foram divulgados e as circunstâncias dos crimes não foram detalhadas.
No documento enviado para a SSP-BA, a OAB destacou a vulnerabilidade dos moradores de Ilhéus e dos turistas que visitam a cidade, "que deveria ser sinônimo de tranquilidade".
A "Princesa do sul", como é chamada, ficou mundialmente conhecida graças aos livros do escritor baiano Jorge Amado, que retratam o município com histórias que se passam, principalmente, na época do apogeu do cultivo do cacau. A cidade possui belas praias e um rico patrimônio arquitetônico.
Por outro lado, o município é o 19º mais violento do Brasil, na frente de Salvador, que ocupa o 20º na lista do Anuário de Segurança Pública. Os dados observados na pesquisa fazem referência ao ano de 2024.
Veja ranking das 20 cidades e dos estados mais violentos, segundo dados do Anuário de Segurança Pública
Crime considerado misterioso
Mulheres são encontradas mortas após saírem para passear com cachorro em Ilhéus
Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, Maria Helena do Nascimento Bastos, 41, e Mariana Bastos da Silva, 20, desapareceram na tarde de sexta-feira (15), após saírem para passear com um cachorro na Praia dos Milionários, uma das mais famosas da região.
Um vídeo gravado por uma câmera de segurança da região mostra as mulheres caminhando juntas na areia. (Veja acima)
O que se sabe e o que falta esclarecer sobre o assassinato de três mulheres após passeio com cachorro na Bahia
Os corpos foram encontrados um dia depois do desaparecimento, no sábado (16), em uma região de mata próxima da praia, com marcas de facadas. Segundo o delegado responsável pelo caso, Helder Carvalhal, os três não tinham sinais de violência sexual. O cão de uma das vítimas foi encontrado com vida, amarrado em uma árvore, ao lado dos corpos.
A polícia vasculhou novamente o local onde os corpos foram encontrados em busca da arma do crime, mas o objeto não foi encontrado. Nesta quinta-feira (21), os agentes seguem analisando as imagens de mais de 15 câmeras de segurança da região em busca dos suspeitos.
Centenas de pessoas participam de terceiro protesto e cobram agilidade nas investigações
O crime chocou os moradores de Ilhéus e mobilizou três protestos, realizados desde domingo (17) até esta quinta-feira. Em um deles, na quarta (20), centenas de pessoas caminharam da Catedral de São Sebastião até o Palácio Paranaguá, prédio histórico que já foi a sede da Prefeitura Municipal.
Os manifestantes pediam celeridade nas investigações e justiça pela morte das três mulheres.
LEIA TAMBÉM:
Homem preso por morte de companheira a marretadas na Bahia disse à polícia que desconfiava de traição
Homem é condenado a 20 anos de prisão por matar jovem no interior da Bahia; crime foi divulgado nas redes sociais
Homem é condenado a 25 anos de prisão por matar namorada de 15 anos na BA; vítima carregava filha bebê quando foi assassinada
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻