Homem é preso fingindo ser policial penal após ser flagrado com carro adulterado e arma em Salvador
31/07/2025
(Foto: Reprodução) Dono do Pet Shop em Periperi é preso ao se passar por policial penal em Salvador
Um homem foi preso ao se passar por policial penal, nesta quinta-feira (31), após ser flagrado com um carro adulterado, no bairro de Periperi, no Subúrbio de Salvador.
Segundo informou a Polícia Militar (PM) à TV Bahia, José Adalberto de Lima Carneiro Júnior passava pela rua Ambrósio Calmon com o veículo, quando foi parado em uma abordagem e apresentou dois documentos falsos para comprovar a profissão.
Após verificação do automóvel, foi identificada uma restrição por apropriação indébita emitida em São Paulo (SP). O crime é configurado quando alguém toma posse do bem de outra pessoa, sem autorização.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Além disso, conforme a PM, o veículo tinha adulteração na placa e sinais de identificação alterados. Em uma busca no interior do automóvel, também foi achada uma pistola calibre 9 milímetros. Segundo apuração da TV Bahia, moradores da região relataram que José Adalberto costumava exibir a arma e se intitular policial penal.
A arma, o carro e os documentos falsos apresentados pelo suspeito foram levados para a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV), onde o caso foi registrado.
Por meio de nota, a Associação Nacional dos Profissionais em Segurança Pública e Privada (ANPSP Brasil) informou que, no ato de sua filiação, José Adalberto apresentou toda a documentação exigida conforme os critérios institucionais e, na época, não foi possível identificar qualquer indício de irregularidade.
Disse ainda que a falsidade da identidade funcional veio ao conhecimento da associação após os desdobramentos da operação policial. (Veja nota na íntegra abaixo)
Nota da ANPSP Brasil
"A Associação Nacional dos Profissionais em Segurança Pública e Privada (ANPSP Brasil) vem, por meio desta, esclarecer os fatos relacionados à prisão do associado José Adalberto de Lima Carneiro Júnior, ocorrida na tarde da última quinta-feira (31), no bairro de Periperi, em Salvador, por equipes do Batalhão Apolo.
Na ocasião, o referido associado foi detido portando uma carteira vencida da associação e uma suposta identificação funcional da polícia penal, posteriormente verificada como falsa.
Destacamos que, no ato de sua filiação, José Adalberto apresentou toda a documentação exigida conforme os critérios institucionais vigentes, não sendo possível, à época, identificar qualquer indício de irregularidade. A falsidade da referida identificação funcional somente veio ao conhecimento desta associação após os desdobramentos da operação policial.
A ANPSP Brasil reitera seu compromisso com a legalidade, a ética e a responsabilidade, princípios que norteiam a atuação dos profissionais de segurança pública e privada que integram esta entidade."
Homem é preso fingindo ser policial penal em Salvador
Arquivo Pessoal
LEIA MAIS:
Homem é preso em flagrante ao tentar registrar procuração com documento falso na Bahia
Foragido é preso com identidade falsa em camarote de festa de São Pedro na Bahia
Três mulheres são presas por uso de documentos falsos de união estável para tentar entrar em presídio na Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻