Gari que ficou preso entre metrô e plataforma em Salvador deixa hospital dois meses após acidente
03/09/2025
(Foto: Reprodução) Familiares contaram que a vítima estava atrasada para o trabalho e, por isso, tomou a decisão de atravessar os trilhos, o que é proibido.
Reprodução/Redes Sociais
O agente de limpeza pública José Cosme de Jesus Gonçalves, que ficou preso entre um trem e a plataforma do metrô de Salvador, teve alta do hospital nesta quarta-feira (3), pouco mais de dois meses após o acidente. A informação foi confirmada ao g1 pelo irmão dele, José Luís Jesus.
Apesar de ainda estar debilitado, José Cosme já está em casa, voltará a andar e seguirá sob acompanhamento médico.
"Como o quadro dele já melhorou muito, ele vai fazer o resto da recuperação em casa e vai voltando ao médico de acordo com um processo de cicatrização. Ele, graças a Deus, vai voltar a andar, não teve nada com as pernas, é só com a parte da bacia [e] ele já consegue ficar sentado", explicou o irmão de José Cosme.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
O gari também consegue falar e se alimentar, mas continua utilizando bolsas coletoras, uma vez que teve as partes íntimas perfuradas durante o acidente. "Quando o processo de cicatrização do canal da urina melhorar vão ver quanto tempo ele vai ficar com isso e depois fazer a retirada", detalhou José Luís.
Impacto do acidente
Vídeo mostra momento que homem atravessa trilhos de metrô de Salvador
José Cosme sofreu perfurações na bacia, bexiga e reto com o acidente. O gari ficou internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital do Subúrbio até o dia 13 de agosto.
Assim que foi hospitalizado, ele passou por uma cirurgia de emergência devido à grande perda de sangue.
"Ele conseguiu sobreviver, teve uma nova chance de vida, porque pelo que ele passou ali... foi obra de Deus. Agora é só o processo de cicatrização e a fisioterapia", celebrou o irmão do agente público.
José Cosme faz aniversário no dia 27 de setembro, dia de São Cosme e Damião, e a família pretender celebrar a comemorar com um tradicional caruru oferecido aos santos.
Relembre o caso
O acidente aconteceu na estação Campinas de Pirajá, que integra a Linha 1 do sistema. O g1 e a TV Bahia mostraram com exclusividade imagens de câmeras de segurança que flagraram o momento em que o homem atravessou os trilhos que separam os dois sentidos do transporte público. (Veja no vídeo acima)
No vídeo, é possível ver que José Cosme estava de um lado da estação. Ele observou a chegada do metrô do outro lado, pulou a plataforma e atravessou os trilhos para tentar pegar o trem. No entanto, não conseguiu chegar a tempo e foi atingido.
Familiares contaram que ele estava atrasado para o trabalho e, por isso, tomou a decisão de atravessar os trilhos — o que é proibido.
Após o resgate, feito com ajuda do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), José Carlos foi levado desacordado e entubado para o Hospital do Subúrbio.
Em nota, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), onde José Cosme trabalha, lamentou o ocorrido e disse que tem prestado apoio para o agente de limpeza. Ele é funcionário da Limpurb há 5 anos e 6 meses.
O caso é investigado pela 4ª Delegacia Territorial (DT/São Caetano).
LEIA TAMBÉM
Baiano funcionário da Petrobras morre após cair de plataforma em construção na Coreia do Sul
Motorista envolvido no acidente que matou dupla Samuel e Mateus é identificado
Irmã de suplente de vereador é esfaqueada em Salvador; ex-genro é suspeito de cometer crime
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
o